segunda-feira, 19 de março de 2012

Cozinha branca

Na reforma desta casa, a arquiteta Rachel Nakata deixou tijolinhos à mostra na parede da cozinha. A intenção era fazer um ambiente com cara daqueles galpões antigos


A cozinha desta casa de 276m², com balcão e armários brancos, fica ainda mais clara com os raios de sol que entram através da janela redonda, voltada para a rua. O projeto é da arquiteta Claudia Haguiara

quinta-feira, 15 de março de 2012

Oito banheiros com hidromassagem, spa, cubas duplas e outros luxos

A seleção de Casa Cor 2011 traz salas de banho completa - algumas têm até equipamentos de ginástica. São espaços que convidam ao relaxamento total do corpo e da mente.

 

Banheira de hidromassagem, cubas duplas, TV, duchas poderosas e até equipamentos de ginástica fazem parte da lista de elementos que compõem uma sala de banho. Esse ambiente convida ao relaxamento total para serenar o corpo e a mente. Por isso, vale investirem iluminação bem planejada, automação, móveis práticos e revestimentos de texturas agradáveis, tornando o espaço irresistível. Na galeria a seguir, deleite-se com o visualde banheiros que convidama deixar a pressa do lado de fora.

Spa particular. Nada menos do que uma área de 40 m2 ocupa a sala de banho ambientada pelo arquiteto gaúcho Luiz Sentinger, em sua estreia na Casa Cor São Paulo. Materiais nobres, a exemplo do mármore star white do mosaico aplicado em uma das paredes e das placas de porcelanato de 45 x 90 cm que cobrem o piso, dão o tom sofisticado à proposta. Painéis de MDF com acabamento glossy substituem os tradicionais azulejos. E, graças a essa delicada mistura de cores suaves e neutras, a atmosfera ajuda a relaxar os sentidos. Um dos muitos destaques é o boxe espellhado que refoça a sensação de amplitude do espaço.


Detalhe do mosaico de mármore star white, na sala de banho criada por Luiz Sentinger na Casa Cor São Paulo.


Toque de refinamento. Para a arquiteta Yeda Garcia, de Brasília, a concepção da sala de banho remete a uma atmosfera de spa, onde há espaço para massagem corporal e facial, bancada para maquiagem e banheira. De medidas generosas, o ambiente de 100 m2 proporciona comodidade e circulação fluida. Tonalidades terrosas prevalecem neste espaço, ajudando a relaxar os sentidos. Assim, o piso combina materiais sofisticados como o mármore cinza-bambu e o limestone bianco-paloma. Nas paredes, os revestimentos mesclam madeira e palha. Espelhos posicionados em pontos estratégicos contribuem para dar um toque de charme.
Banho de glamour. Elementos clássicos fazem desta sala de banho de 15 m2 um espaço para relaxar com muita classe. No projeto da arquiteta Lídia Maciel, do Rio Grande do Sul, predomina a paleta de tons sóbrios como branco, dourado, prata e marrom. As paredes foram pintadas com tinta que reproduz a textura do concreto e o piso de PVC também imita o mesmo efeito na cor terra. Sobre a bancada de vidro argentado bronze, cuba de apoio retangular. Como o banheiro fica no mezanino de um loft, a TV corre por um trilho preso ao teto e serve a todo o ambiente.

Estar íntimo. “Meu principal objetivo foi criar um ambiente que sugere leveza e frescor e onde, além das atividades normais de um banheiro, as pessoas podem desfrutar de um local para o relaxamento”, conta a arquiteta Christianne Taranto, de Minas Gerais. Um dos elementos mais marcantes do espaço é a parede vestida de ladrilhos hidráulicos com desenho de rosas em alto-relevo. “É um resgate do uso desse material tão nobre e fabricado de maneira artesanal”, complementa. Também atrai os olhares o spa duplo de forma escultórica. A favor da praticidade, o piso vinílico imita o aspecto de madeira.
Território das cores. Na proposta do arquiteto Eduardo Cintra e da designer de interiores Rosângela Leão, de Goiás, a sala de banho de 16 m2 é um espaço de relaxamento que foge do lugarcomum. A banheira de hidromassagem tem pontos de cromoterapia. Já o grande futon com almofadas de seda convida a ler, namorar, ouvir música. Ao escolher a paleta de cores, a dupla apostou em tonalidades vibrantes nos revestimentos e no painel de vidro. A estampa leva a assinatura do artista plástico japonês Akiyoshi Kitaoka. No piso, o porcelanato tem a aparência de madeira.
Território luxuoso. A referência para projetar esta sala de banho veio de um jovem casal que valoriza o uso de peças vintage, mas também adora as novidades, os elementos de design contemporâneo. No espaço de 33 m2, a dupla de arquitetas Flávia do Prado e Letícia Dias, de Minas Gerais, escolheu revestimentos de tons neutros e suaves, que ajudam a relaxar. O requinte marca a banheira de linhas orgânicas, o sofá antigo e o piso de mármore zaidal. Nas paredes, papel com acabamento vinílico. “Usamos retalhos de espelho formando dois grandes painéis”, diz Flávia.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Achados baratíssimos para decorar sua casa

Bom, bonito e barato: achados de supermercados, home centers e ateli�s para decorar todos os ambientes da sua casa com pouco dinheiro Por Zizi Carderari e L�cia Santos Gurovitz Fotos: Evelyn M�ller

 

 Quem disse que decorar tem que custar caro? Muitas opções de alto impacto visual podem ser encontradas por preços surpreendentes em home centers e supermercados, como comprovou Zizi Carderari, editora visual de CASA CLAUDIA. Mas é preciso ficar atento às particularidades dessas lojas. "Os estoques se renovam rapidamente e os melhores achados esgotam logo", diz Zizi. Portanto, algumas peças aqui podem não estar mais disponíveis quando você as vir. Nas compras, evite gastos por impulso: vá às lojas com o foco em suas necessidades, lembrando sempre que o básico não sai de moda, ainda mais se aliado a uma peça com toque especial. A louça branca, por exemplo, ganha graça associada a peças de materiais naturais e ao toque de cor vindo de uma taça azul. Pensar em um uso diferente para os objetos também rende boas soluções de decoração. Um tapete de retalhos, muito empregado como passadeira em cozinhas, pode emoldurar uma cama, uma esteira pode virar cabeceira ou uma colcha de solteiro uma pezeira: para aproveitar os preços menores, é preciso desenvolver o olhar. Mais sugestões de peças bacanas.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Decoração-Quartos

Os quartos pertencem à área íntima da casa e tem como função, à princípio,  propiciar aos usuários um ambiente de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, assim como ter áreas para guarda de roupas e objetos íntimos, em áreas conjuntos ou não (closets).  Há também as suites, onde se acrescenta um banheiro exclusivo para uso do(s)  habitante(s)  do quarto. E ainda há aqueles que desejam um ambiente para leitura.
Os quartos atualmente são, em geral,  pequenos até para sua função principal; E o pior é que muitos, por desejo ou falta de opção, ainda acrescentam áreas de trabalho (com computador) nos seus quartos (idéia que particularmente, considero muito ruim, visto a incompatibilidade de descanso x trabalho ou até quando o computador é usado para lazer, pois é um elemento excitante, o que não combina com descanso e tranquilidade).
É bem diferente analisar e decorar um quarto para uma só pessoa, um  de casal, um de hóspedes, um de uma criança ou de mais que uma criança. Quando há mais que uma pessoa sempre temos desejos diferentes que dificultam a decisão de decoração.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Como escolher a mesa de jantar ideal para a sala

O móvel mais importante da sala de jantar é a mesa: de vidro, madeira, redonda ou quadrada, a mesa de jantar é onde toda a família se reúne para fazer as refeições. Por isso é importante ser um espaço confortável para todos e que não atrapalhe a circulação na sala, uma área comum dividida pela família e os convidados. A escolha do modelo depende do conceito proposto para a residência como um todo, do layout, tamanho, formato, acessos e circulação. Como atualmente os ambientes são integrados, a mesa de jantar pode estar encostada, no canto ou no centro de um ambiente. Veja galeria de fotos abaixo com mesas de jantar inspiradoras!

"Os formatos redondos e retangulares são clássicos e contemporâneos ao mesmo tempo, pois ganharam detalhes centrais, pés diferenciados e podem ser fabricados com novos acabamentos como laca brilhante, madeira folhada ou maciça, em vidro incolor ou pintado. As mesas ovais também estão sendo muito utilizadas, pois favorecem a circulação nas laterais", explicam as arquitetas Daniella e Pricilla de Barros, do escritório Daniella e Pricilla de Barros Arquitetos Associados.

Mesa não pode obstruir a circulação dentro na sala
Alguns pontos são importantes ao escolher onde a mesa será colocada, como a circulação das pessoas e o acesso aos bancos no canto da parede. "Não existe regra desde que tenha acessibilidade. O ideal é que haja uma distância de um metro entre a mesa da parede ou outro móvel. No mínimo cerca de 70cm de circulação. E a mesa não deve interromper a passagem, acesso a outros cômodos ou corredores", ressalta a arquiteta Myrella Castilho, da Florense Móveis. "Devemos sempre pensar no acesso à mesa para que as pessoas possam sentar e levantar-se sem restrições. A circulação periférica também é importante, especialmente em mesas soltas, para que se possa circular livremente. Tudo dependerá do espaço e do conceito adotado. Podemos usar bancos, caldeiras sem braços, de acrílico, poltronas com braços", complementam Daniella e Pricilla de Barros.

Luminária pendente: você ainda vai querer ter uma

Ao definir o número de cadeiras e lugares disponíveis pense sempre somando. No caso de uma família de quatro pessoas, o ideal é que a mesa tenha seis lugares, pensando na possibilidade de convidados. Havendo espaço, claro. E passou a época em que as cadeiras deveriam ser todas da mesma cor e modelo. "As cadeiras podem ser mescladas, com ou sem braços, de acrílico, coloridas, diferentes do acabamento das mesas, criando um cenário mais moderno e contemporâneo", reforçam Daniella e Pricilla de Barros.